Ganhar a tão esperada carta de crédito contemplada em um consórcio pode estar nos planos de muitos. Porém, é comum que haja a desistência do investimento por dúvidas em relação ao consórcio.

Se esse é seu caso, seus problemas acabaram. Para te ajudar a entrar em um consórcio com segurança, respondemos algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira a seguir.

Conteúdo

Como funciona um consórcio?

Existem diferentes modalidades de consórcios, como os consórcios de veículos ou de imóveis. Geralmente, o bem ofertado é de grande valor.

Um consórcio é nada mais do que um grupo de pessoas que têm um objetivo de compra em comum. Todas elas se juntam para pagar parcelas à administração do negócio.

Em dado momento, as parcelas vão alcançar o valor do bem ofertado. Quando isso ocorrer, uma pessoa é sorteada e poderá comprar com a quantia. Você será sorteado mais cedo ou mais tarde, porém o processo pode demorar um pouco.

Como entrar em um consórcio?

O primeiro passo é escolher o seu investimento. O que você deseja comprar? Quando isso estiver definido, basta procurar por um grupo.

Você deve começar, na realidade, procurando pela administradora. Ela será responsável por reunir todos os interessados. Você só deve checar o valor das parcelas e ver se a sua renda condiz com o investimento para começar.

Como pagar as parcelas?

Quando você entra em um consórcio, tudo fica no comando da administradora. Ela é a responsável pelas cobranças.

As cobranças são feitas todos os meses por meio de um boleto. Fique atento ao documento, pois ele vem com os resultados dos sorteios do último mês e a data da próxima assembleia.

Leia também:  AVCB - Qual o objetivo do AVCB?

Como eu posso receber minha carta contemplada?

Para receber, você deve ter sido contemplado. Isso ocorre de duas maneiras: por sorteio na assembleia mensal ou por lances.

Se você preferir um método mais rápido, escolha os lances. A definição do ganhador é pela maior quantia.

O que acontece se o meu lance não for o mais alto?

Se você deu um lance e não ganhou sua carta de crédito contemplada, não se preocupe. Você pode receber o dinheiro de volta e continuar pagando as parcelas normalmente.

O que acontece com as minhas parcelas depois de ser sorteado?

O sorteio acabou e você ganhou. Muitas pessoas acham que essa é a hora de parar de pagar. Na verdade, você receberá o seu bem, mas precisará continuar pagando as parcelas até que todos do grupo sejam contemplados.

Quantos sorteios ocorrem por mês?

A maioria das administradoras faz sorteios mensais, mas isso dependerá das regras de funcionamento. Se as regras e o número de participantes permitirem, você poderá ter mais de um sorteio por mês.

E se eu não conseguir mais pagar?

Se você não consegue mais pagar, você poderá vender a sua cota contemplada para outra pessoa. A transferência é uma das opções mais usadas.

Você ainda pode investir em outro bem mais barato. Mas cuidado, ele deve ser sorteado pela mesma administradora.

Em último caso, você desistirá do bem ofertado. Você pagará uma multa e esperará seu sorteio para receber o dinheiro das parcelas de volta.